Brasil alcança marca de 29 mil selos “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”
É hora da retomada.
O Ministério do Turismo divulgou recentemente que alcançou a marca de 29 mil selos “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, emitidos em todo o Brasil. Tal selo é entregue a locais que se comprometem a cumprir protocolos de prevenção à COVID-19, e desta forma, oferecem mais segurança a turistas e trabalhadores do setor.
A iniciativa foi lançada em 2020, colocando o Brasil entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo, neste período, nós da B95 VIAGENS, sempre preocupados com a saúde e bem-estar de nossos clientes, fomos uma das primeiras agências a conseguir o selo em São José do Rio Preto.
Além de agências de turismo, segmentos como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo e vários outros também participam da campanha com a finalidade de tornar as viagens cada vez mais seguras neste período.
“Não tenho dúvidas de que, à medida em que o turista se sentir seguro, as viagens retornarão e teremos a nossa tão sonha retomada, sendo o turismo um forte indutor do crescimento econômico do Brasil”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Entre os protocolos necessários para a obtenção do selo, estão:
– Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam;
– Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento;
– Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários, entre outros);
– Promover a renovação de ar, regularmente, das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para passagem da correnteza aérea;
– Disponibilizar álcool a 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) em locais estratégicos como: entrada do estabelecimento, acesso aos elevadores, balcões de atendimento, para uso de clientes e trabalhadores;
– Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia;
– Disponibilizar, nos banheiros, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis;
– Disponibilizar cartazes com informações/orientações sobre a necessidade de higienização de mãos, uso do álcool 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos), uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza dos ambientes;
– Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas.
Que tal começar a planejar sua próxima viagem?