Rouen é a principal cidade da região francesa da Normandia, sendo considerada um roteiro especial para amantes de história. Foi nesta pequena cidadezinha que Joana D’Arc, principal ícone contra o machismo e elevação do feminismo, foi queimada na principal praça da cidade, durante a invasão inglesa – a chamada ‘fogueira da inquisição’. Joana, hoje beatificada pela Igreja Católica, virou santa. Segundo a história francesa, ela ajudou a França a enfrentar a Inglaterra, ainda aos 14 anos, durante a Guerra dos 100 anos. Após muitas batalhas, foi capturada, acusada de feitiçaria e condenada à morte na fogueira.
Como chegar
Para quem vai de trem, a estação ferroviária de Rouen fica próxima ao centro, perto do Torreão da Joana D’Arc. Em geral, os trens saem da Gare Saint Lazare em Paris e chegam na Gare Rouen Rive Droit. Para comprar passagens com antecedência, basta reservar na B95 Viagens todo o trajeto a ser visitado. É bom chegar cedo à cidade, pois a maioria das atrações fecham por volta das 18 horas.
Principais pontos turísticos
• Catedral de Notre-Dame – Está localizada no centro histórico da cidade. Construída no século 12, ao longo do tempo, passou por várias reformas. Personalidades históricas foram enterradas aqui, como o rei inglês Ricardo Coração de Leão. Também tem uma capela dedicada à Joana D’Arc. Abre todos os dias e tem entrada gratuita.
• O Grande Relógio ou Gros Horloge – É considerado um dos cartões postais da cidade e tem mecanismos considerados os mais antigos da Europa, estando em atividade desde o século 14. É possível visitar o interior da torre. abre de terça a domingo e a entrada é de 7 euros.
• Praça do Mercado antigo e Igreja de Santa Joana D’Arc – A Place du Vieux Marché ou Praça do Antigo Mercado é o local em que Joana D’Arc, ícone do feminismo foi queimada viva. No local, há uma cruz e uma igreja, construída em 1979. Abre todos os dias e tem entrada gratuita, mas fecha das 12h às 14h, além de todas as sextas e domingos pela manhã.
• Torreão de Joana D’Arc – Basta seguir pela rua Jeanne DArc até chegar ao local, que são os vestígios que restaram do castelo onde Joana ficou presa. No local, os visitantes podem conhecer a história da cidade, por meio de jogos. Os horários de funcioamento podem ser consultados em Don Jon, bem como os valores de entrada.
• Museu de Belas Artes – Fica no caminho para o Torreão de Joana D’arc. Tem obras em exposição de artistas renomados como Monet, Caravaggio e Velázquez. Tem entrada gratuita e abre todos os dias, sempre das 10h às 16h, exceto em 01/01, 01/05, 1 e 11/11 e 25/12. Mais informações aqui.
• Passage De La Petite Horloge – É uma pequena passagem, cerca por pilares imensos, ótima para fotos. Leva à Vie Eau de Robec.
• Abadia de Saint-Ouen – Já abrigou um monastério beneditino, considerado um dos mais importantes da Normandia.
• Igreja de Saint-Maclou e Átrio de Saint-Maclou – Com imensas portas esculpidas em madeira, é convite a conhecer o passado. Foi construída em estilo Gótico Flamboyant, especialmente pelos cinco pórticos, ricamente desenhados. Já o átrio era um cemitério na Idade Média.
Onde comer
• JM’S – Fica na esquina das ruas Place du Vieux Marché e Rue du Gros-Horloge. Há três ambientes para você escolher onde sentar: nas mesas da calçada, junto ao bar e no andar superior.
• Delirium Cafe Rouen – Filial do tradicional bar belga. Conta com generosa carta de cervejas e boas porções.
• Dame Cakes – Quase em frente ao museu Joana D’arc, é uma casa de chás charmosa, bem decorada, com doces e tortas maravilhosos. Serve almoço com opções leves como tortas de queijo ou saladas. O salão de cima tem vista para a igreja de Notre Dame.
Quer saber mais sobre a cidade? Acesse o site de turismo de Rouen, que tem até versão em português. Clique aqui.